O QUE É CETERIS PARIBUS?
Ceteris Paribus é a expressão utilizada para enfatizar que, uma suposição formulada considera que nenhum imprevisto ocorrerá. Seria algo como: “Desde que nada mude, o resultado esperado acontecerá.”
O conceito ceteris paribus é empregado em diversas áreas científicas como a matemática, economia, finanças e até mesmo na linguística.
Geralmente, o princípio ceteris paribus é atribuído à:
- Hipóteses e previsões: Algo acontecerá se tudo mais permanecer do jeito que está ou como se espera.
- Condições: Para que algo aconteça tudo deve permanecer constante (igual).
- Experimentos: A metodologia ceteris paribus de experimento isola as variáveis que se deseja estudar e promove testes mantendo as demais exatamente como estão (constantes).
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
GRAMÁTICA, TRADUÇÃO E VARIAÇÕES DA GRAFIA
Gramática
Sob a ótica gramatical, ceteris paribus corresponde a uma locução adjetiva. Portanto, o uso da expressão é feito para qualificar substantivos.
Geralmente, os substantivos qualificados são palavras equivalentes à: cenário, condição, hipótese, estimativa e previsão.
Tradução de ceteris paribus
Em se considerando a tradução literal, ceteris é traduzido como “o resto”. Já paribus equivale ao termo português “igual”. Portanto a tradução literal de ceteris paribus corresponde a expressão “o resto igual”.
Contudo, a tradução literal nesse caso é de pouca valia. Isso porque Ceteris Paribus é um conceito. Ou seja, a expressão trás consigo uma acepção maior do que a mera tradução isolada das palavras que as formam.
Por certo, a tradução técnica acaba por ser mais esclarecedora. De forma simples, a tradução aceita no meio científico corresponde a ideia de “tudo o mais constante”.
Para fins didáticos, alguns professores ensinam a definição de ceteris paribus resumindo-a ao bordão “em condições normais de temperatura e pressão”. É uma frase que ajuda os alunos a fixarem esse conceito.
Variações da grafia e pronúncia
Não raramente, nos deparamos com palavras latinas grafadas e/ou pronunciadas de formas diferentes.
Basicamente, isso acontece devido a existência de 3 (três) correntes diferentes do latim, são elas:
- Latim Clássico: Também conhecido como Latim Restaurado. É a versão que busca reconstituir a versão original da língua.
- Latim Eclesiástico ou Romano: É o modelo difundido pela Igreja Romana (Igreja Católica) e é, portanto, altamente influenciado pela língua italiana;
- Latim Tradicional: Assume as tradições do país do falante. Tanto pronúncia, como escrita, são adaptadas com base na língua do país. Geralmente é empregado com o propósito de ensino e não corresponde a versão original, no entanto é aceito pela comunidade internacional.
Dessa forma, o termo ceteris paribus pode ser encontrado em diversas versões, como por exemplo:
• Ceteris Paribus (Latim Tradicional Português)
• Céteris Páribus (Latim Tradicional Espanhol)
• Cæterīs pāribus (Latim Eclesiástico/Romano)
• Coeteris Paribus (Latim Clássico)
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
HIPÓTESE CETERIS PARIBUS
A hipótese ceteris paribus é aquela em que as variáveis que determinam um resultado são conhecidas e espera-se que permaneçam como estão. Caso alguma delas se comporte de forma inesperada, a hipótese ceteris paribus deve ser descartada.
Com base nas condições atuais e em experiências passadas, a personagem estima que se nada inesperado ocorrer o trajeto demandará 15 (quinze) minutos.
Entretanto, se algo for diferente do que ela imaginou, a previsão deve simplesmente ser desconsiderada.
Perceba então como utilizamos esse recurso no nosso dia a dia. A diferença é que o fazemos informalmente, sem o uso do termo ceteris paribus.
Enfatizar o termo ceteris paribus em situações cotidianas pode gerar uma certa incompreensão. Afinal de contas não se trata de um termo muito conhecido. É preferível expressar nossas incertezas de outras maneiras.
Porém, em certos ambientes é fundamental a adoção de uma comunicação completa e assertiva. Se um economista prever algo baseado em um cenário constante, é muito importante enfatizar essa premissa.
O uso de expressões como: “se tudo der certo” ou “o resultado pode mudar” no meio acadêmico ou profissional, podem descredibilizar uma opinião técnica.
Visando manter a austeridade da afirmação, sem comprometer a ressalva das condições em que foram formuladas, é comum a explicitação da hipótese como sendo ceteris paribus.
"Implementando o Open Banking, a hipótese ceteris paribus é a de que o juros praticado em financiamentos reduzam cerca de 30%."
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Nesse caso, a hipótese de queda dos juros em 30%, considera somente a implementação do Open Banking. Para que essa previsão se concretize, as demais variáveis que impactam os custos dos juros devem permanecer exatamente como estão.
No final das contas, o objetivo principal dessa hipótese é de mensurar o potencial impacto nos juros pela adoção do novo modelo financeiro. Se tudo mais for constante o resultado será a referida queda dos juros.
Contudo os juros praticados no sistema financeiro são afetados por diversas variáveis. E o volume dessas variáveis é realmente grande: taxa de desemprego, patamar da SELIC, volume de captação de crédito e algumas outras dezenas.
E se o desemprego aumentar? E se a inflação disparar? Poderíamos continuar acreditando que os juros vão cair 30%? Muito provavelmente não. Fatores importantes variaram de forma não considerada na formulação da hipótese.
CONDIÇÃO CETERIS PARIBUS
A condição ceteris paribus é aquela em que um resultado é obtido desde que a normalidade seja mantida.
Assim como a hipótese ceteris paribus, a condição ceteris paribus é frequentemente adotada nos campos das finanças e economia.
"Em condições ceteris paribus o corte de juros favorece o S&P 500."
Em outras palavras, em condições normais, a redução dos juros pelo banco central americano favoreceria as empresas que formam o S&P 500.
Nesse caso, a condição ceteris paribus é explícita. O termo é expressamente citado. Já na Linguística, tal condição é pressuposta de ser implícita, ou seja, oculta, no entanto, presente.
Por exemplo, uma mensagem de confirmação para uma transação bancária:
Considerando a mensagem: “Ao clicar em confirmar, o Pix será enviado ao destinatário.”, poderíamos considerar que ao apertar o botão a transferência será feita?
A princípio sim. Afinal de contas esse é o objetivo do banco.
O esperado é que, se tudo funcionar normalmente, o valor será debitado da conta de origem e creditado na conta de destino. E aí fica a reflexão: “Será que algo inesperado pode ocorrer?”. A resposta novamente é sim.
O servidor do banco pode estar fora do ar, uma guerra cibernética pode derrubar a internet, o aplicativo do banco pode estar sob controle de hackers, uma série de infortúnios podem acontecer. Muito difícil, mas sim, eles podem acontecer.
O banco até poderia adequar o aviso informando sobre os míseros riscos de a operação não ser concluída. Seria essa, uma comunicação eficaz? Imagine a mensagem:
"Ao clicar em confirmar, e caso o servidor do banco esteja funcionando, nenhuma guerra cibernética acontecendo ou nenhum hacker invadir nosso sistema o Pix será enviado ao destinatário."
Estranho, não? Por esse motivo, a Linguística adota o conceito intrínseco da condição ceteris paribus.
Uma afirmação deve ser interpretada sob a perspectiva de que, o que se espera acontecer, de fato acontecerá.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
METODOLOGIA DE EXPERIMENTO
Existem basicamente três tipos de experimentos científicos:
- Naturais: Testam hipóteses com dados históricos obtidos de um determinado sistema.
- Controlados: Ocorrem em ambiente controlado. Grupos experimentais são comparados a grupos de controle.
- De campo: Experimentos realizados em ambientes e condições naturais, sem preparação ou adaptação prévia dos pesquisadores.
Os experimentos ceteris paribus estão abrangidos na 2a e 3a categoria.
As propostas de experimentos ceteris paribus geralmente são a de compreender como uma determinada variável se comporta ou influencia um determinado contexto.
Para isso, são definidas as variáveis que formarão o contexto, e a elas se estabelece a condição de imutabilidade. Elas ficarão constantes.
As variáveis em testes são sucessivamente modificadas/substituídas e os resultados de cada experimento registrados.
Dessa forma, é possível avaliar isoladamente qual a influência de cada um dos elementos testados no contexto determinado
Imagine um governo de um país que deseja ampliar o seu Produto Nacional Bruto.
Quais políticas seriam mais assertivas e eficazes para se atingir esse fim? Reduzir a carga tributária, controlar o câmbio ou investir em educação de base?
Adotar um modelo abstrato baseado em experimentos ceteris paribus pode ser uma boa solução para definir o que e como fazer.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE