CSF - Critical Success Factor

Homem comemorando escalada - CSF - Critical Success Factors

SIGNIFICADO DE CSF

CSF ou Critical Success Factor é o termo utilizado para identificar os elementos fundamentais para o alcance de um objetivo.
 

Posteriormente, esse conceito foi aprimorado e originou a “Metodologia de Planejamento Estratégico CSF”. A metodologia é fundamentada na estruturação de um sistema de informações eficaz, devidamente conectado aos objetivos propostos pela organização.

Como ferramenta, o CSF é amplamente difundido no meio corporativo. Contudo, sua aplicabilidade é irrestrita,  podendo ser inclusive utilizado no plano de metas pessoais.

VISÃO GERAL

INTRODUÇÃO

CSF é o conceito acadêmico que responde a seguinte questão: Com tantas informações disponíveis, como se ater ao que realmente importa?

Todos os dias somos bombardeados por informações. Por vezes, temos dificuldade até para direcionar a nossa atenção. Em empresas, isso não é diferente.

Dar atenção ao que não importa, desperdiça tempo e dinheiro. Por outro lado, negligenciar o que é crítico em um negócio, pode levar uma empresa à falência. Como lidar então com tanta informações?

É esse caos que o modelo CSF se propõe a organizar. Identificar, estruturar e conectar o que realmente interessa. Não necessariamente o que é crítico em um negócio é óbvio.

Introduzido na década de 60, o CSF foi aprimorado ao longo dos anos e virou uma metodologia.

Adotada pelo mundo corporativo, a metodologia CSF estabelece procedimentos, com vistas a identificar e monitorar os fatores críticos de sucesso do negócio.

Apesar de parecer algo antigo, essa abordagem nunca esteve tão atual.

A seção Visão Geral desmistifica o conceito de CSF – Critical Success Factor. Se é a primeira vez que você ouve esse termo ou tem pouca familiaridade, você está na seção certa.

Ao final dessa resenha, você estará apto(a) a compreender os seguintes tópicos:

  • O que é CSF;
  • Como surgiu o CSF;
  • Onde aplicar a abordagem CSF; e
  • O que é a Metodologia CSF.

Seja bem-vindo(a) e boa leitura!

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O QUE É CSF?

CSF – Critical Success Factor, em termos práticos, é o que precisa ser bem feito para algo dar certo.

Um mesmo objetivo pode ser alcançado de diversas formas. Entretanto, dentre essas inúmeras possibilidades, observa-se a ocorrência de 3 a 6 fatores comuns à todas elas (D. Ronald Daniel, 1961).

Pois bem, esses são os Fatores Críticos de Sucesso (CSF).

CSF - Figura pontos de intersecção

O conceito de Fatores Crítico de Sucesso foi introduzido na década de 60.

Em 1961, D. Ronald Daniel, publicou o artigo “Management Information Crisis” na Harvard Business Review.

Naquela época, a revolução da informação começou a ganhar força. Um volume crescente de dados transitava nos sistemas das grandes organizações.

A pesquisa de Daniels foi orientada no sentido de compreender como as empresas conduziam o processamento desses dados e o uso dessas informações.

Daniel identificou um cenário de desorganização total. O volume de informações era exagerado. Poucas contribuíam de fato ao processo de tomada de decisões.

Dessa pesquisa, Daniel concluiu que o sucesso de uma empresa girava em torno de 3 a 6 fatores. Deveria ser nessas áreas, atividades ou características que a organização deveria atingir a excelência.

Para esses fatores então, Daniel deu o nome de CSF – Critical Success Factors ou em português FCS – Fatores Críticos de Sucesso.

As empresas deveriam organizar os seus sistemas de forma a produzir relatórios específicos aos CSF. Como resultado, haveria economia de tempo, dinheiro e decisões de qualidades.

Ele resume a conclusão do seu trabalho da seguinte forma:

“...o sistema de informações de uma companhia deve ser discricionário e seletivo. Deveria focar em ´fatores de sucesso´. Na maioria dos setores há normalmente de 3 a 6 fatores que determinam o sucesso; essas atividades devem ser executadas excessivamente bem para a companhia ter sucesso”.

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Exemplos de Fatores Críticos setoriais

Com o intuito de ilustrar sua teoria, Daniel elencou os CSF identificados em 3 indústrias:

Automotiva: Design de veículos, organização eficiente de concessionárias e rigoroso controle de custos de produção.

Alimentícia: Desenvolvimento de novos produtos, cadeia de distribuição dos produtos e propaganda.

Seguros de vida: Relacionamento com a agência reguladora de seguros, gestão eficiente da mão de obra técnica e inovação de produtos.

APLICABILIDADE

A princípio, o CSF foi desenvolvido para identificar Fatores Críticos a nível de setores da economia.

Ao longo do tempo, o conceito foi objeto de diversos estudos e consequentemente aprimorado. Novos estudos indicaram a eficácia da abordagem de CSF em qualquer nível organizacional e até mesmo a nível pessoal.

Em outras palavras: a abordagem pode ser utilizada na busca de qualquer objetivo, como por exemplo:

  • Perder peso;
  • Ir para a Disney;
  • Reduzir o tempo de uma atividade;
  • Diminuir o número de erros de um procedimento; e
  • etc…

Trabalhar em prol do sucesso, de acordo com o conceito de CSF, se resume a:

1- Identificar dentre os fatores disponíveis o que é crítico; e

CSF - Quadro representativo Fatores Críticos de Sucesso

2- Alcançar a excelência nos Fatores Críticos de Sucesso.

Note que atingir a excelência em CSF, não significa negligenciar o que é importante.

O importante continua tendo o seu valor. Logo, precisa ser feito. Contudo, não necessita de excelência.

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METODOLOGIA CSF

Com mudanças tecnológicas cada vez mais rápidas, e mercados cada vez mais complexos, as pesquisas em torno do CSF voltaram com força na década de 80.

Em 1981, um estudo conduzido na MIT Sloan School of Management, formulou uma metodologia de planejamento estratégico baseada em CSF.

A proposta inseriu o CSF, como a variável chave do planejamento estratégico.

A metodologia parte do princípio de que os Fatores Críticos de Sucesso de uma organização mudam com o tempo.

Para se manter competitiva uma organização precisa ter uma rotina de monitoramento dos seus objetivos. Tal acompanhamento necessita de um sistema de informações dinâmico.

Trata-se de um ciclo, onde:

  1. Os objetivos definem o que é crítico para o negócio.
  2. O que é crítico molda o sistema de monitoramento.
  3. A análise das informações permite avaliar se o objetivos traçados ainda fazem sentido.

A metodologia pode ser resumida na seguinte figura:

Arte - Resumo metodologia de planejamento estratégico CSF

O alicerce da metodologia CSF consiste em:

  • Ter claro o que se deseja;
  • Identificar o que é crítico para se ter sucesso;
  • Alcançar a excelência no que é crítico; e
  • Monitorar a performance e o cenário que definiram os objetivos da organização.

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CSF SIMPLIFICADO

A aplicação do CSF em uma organização é algo relativamente complexo. Para demonstrar o conceito que rege o CSF, vejamos sua aplicação em uma situação mais trivial.

CASO PRÁTICO

Karen encontra uma velha amiga de infância no Facebook: Renata.

Renata atualmente mora em Fortaleza e Karen em Belo Horizonte.

Desejando reencontrar a velha amiga, Karen decide fazer uma surpresa. Renata fará aniversário em duas semanas.

Renata adorava o cachecol que Karen usava na escola. Karen tem esse cachecol até hoje.

Karen decide então, dar pessoalmente o cachecol como presente de aniversário e selar o reencontro com a amiga.

Para ter sucesso Karen, começa a mapear o que seria necessário para seu plano dar certo.

CSF - Tabela de caso prático

No primeiro quadrante, estão todos os elementos que Karen achou necessário.

Ao fazer uma análise, Karen identifica no segundo quadrante, quais são os Fatores Críticos de Sucesso – CSF do seu objetivo.

Sem os CSFs, nada de surpresa para a amiga.

Existem fatores importantes identificados por Karen, mas cruciais mesmo só são 4 (em vermelho). Entregar o cachecol embrulhado, com um cartão seria algo muito legal, mas não é fundamental.

Concorda que o objetivo aí é emocional? Então o auge da emoção será atingido com o cachecol e não com um embrulho ou um cartão.

Perceba então, que não se trata de deixar o que é importante de lado, mas sim de que sem o essencial (CSF) o objetivo não é plenamente atingido.

EXEMPLOS

  1. Uma boa ideia para identificar CSF é conhecer os OKRs da organização.
  2. Não imaginava que buscar talentos poderia ser um CSF.
  3. Colocamos KPI para monitorar a excelência no CSF.

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