VISÃO GERAL
IMF - PANORAMA GERAL
O FMI (IMF) foi criado em 1944 na Conferência das Nações Unidas realizada em New Hampshire – USA.
O fundo foi concebido sob a ideia de uma estrutura internacional de cooperação econômica para promover a estabilidade do sistema monetário e de pagamentos internacionais.
Para atingir o objetivo proposto o fundo atua em três frentes principais:
Monitoramento Econômico: Acompanhamento do sistema monetário internacional e das políticas financeiras dos países membros. Caso o FMI identifique algum potencial risco na estabilidade financeira de algum país membro, é feito um relatório evidenciando os riscos e aconselhando mudanças nas políticas locais.
Fundo Financeiro: Caso algum país membro do FMI (IMF) esteja em vias de ou atravessando por algum problema relacionado a balanço de pagamentos (importação vs exportação), diminuição significativa de reserva cambial, instabilidade na moeda local ou não possuir câmbio estrangeiro circulando suficientemente para pagar as importações o FMI concede empréstimos para esse membro.
Capacitação: Capacitar governos e agências governamentais no processo de modernização das políticas financeiras locais e suas instituições, contribuem para construir um sistema internacional mais sólido.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Para um país se tornar membro do FMI (IMF) é necessário adquirir quotas do fundo, baseado na representatividade do país na economia global. Os recursos captados através da subscrição dessas quotas são a principal fonte de recursos do fundo.
Além dos recursos das quotas, o FMI se mantém principalmente com as operações de empréstimos aos países membros e outros serviços como a emissão de SDRs (Special Drawing Rights) que são ativos que os países compram para reforçar suas reservas cambiais.
Atualmente o fundo é formado por 189 países membros (2020) e tem uma das maiores reservas de ouro do mundo.
EXEMPLOS
- O FMI (IMF) socorreu o governo argentino com um empréstimo de U$ 100 bilhões.
- O governo da Grécia decidiu impor um corte no funcionalismo público seguindo as recomendações do FMI (IMF).
- A projeção do FMI (IMF) para a dívida pública da Venezuela é bem diferente do divulgado pelo governo local.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE