PMO - Project Management Office

Quadro de projetos - PMO

PMO | Crédito: Wedevs

SIGNIFICADO DE PMO

Project Management Office – PMO é o departamento ou área de uma organização, responsável pelo gerenciamento dos projetos corporativos.

É também conhecido como “Escritório de Projetos”.

A atividade de um PMO abrange toda a cadeia de gestão de projetos, o que inclui:

  • Identificação de demandas por projetos;
  • Escolha dos projetos a serem executados;
  • Contribuição, monitoramento e auditoria.
VISÃO GERAL

A estrutura de PMO prova-se cada vez mais necessária à sobrevivência das organizações. Lidar com os desafios de mercados cada vez mais complexos e competitivos, demanda respostas ágeis e assertivas.

Considerando isso, o Project Management Office ou “Escritório de Projetos” surge para ordenar o caos, apoiando as organizações na gestão e execução de projetos de forma coordenada, sistemática e eficiente.

A seção Visão Geral da plataforma visa disponibilizar ao leitor, uma introdução sobre os principais aspectos do PMO – Project Management Office, utilizando uma linguagem simples e de fácil compreensão.

Ao final dessa leitura, você estará apto(a) a compreender os seguintes tópicos:

  • O que é PMO;
  • Conceito básico de Projeto;
  • O que faz o PMO.

Seja bem-vindo(a) e boa leitura!

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O QUE É PMO?

PMO ou Project Management Office é a área, célula ou departamento de uma empresa que faz a gestão dos projetos corporativos.

Não é raro ouvir que alguém é o PMO de um projeto.

– Quem é o PMO do projeto?

– É o(a) fulano(a) de tal.

Conceitualmente, isso não é correto. Quando alguém se refere à outra pessoa como PMO, na verdade está querendo dizer que a pessoa lidera o projeto.

O que é um projeto?

Para se ter a compreensão adequada do que é o PMO, é muito importante ter claro o conceito de projeto na cabeça.

De acordo com o PMI – Project Management Institute, o termo projeto designa:

O esforço temporário executado com o objetivo de criar um produto, serviço ou resultado único”.

De imediato então, já se identifica duas características fundamentais de um projeto:

  1. Temporário: Tem início, meio e fim; e
  2. Resulta em algo: Em outras palavras, tem um propósito que deseja atingir.

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O QUE FAZ O PMO?

Gerenciar projetos, a princípio parece algo muito abrangente.

Uma das definições de gerenciar encontradas no dicionário Cambridge é:

“Controlar ou organizar alguém ou algo, especialmente em um negócio.”

Existem dois níveis de gerenciamento: Micro e Macro.

No nível macro, são tratados aspectos mais estratégicos do que se pretende gerir. Trata-se de olhar para resultados conjuntos e não individuais. Corresponderia ao piloto de um avião, ele observa se o clima está favorável, se não há conflito militar na rota traçada, se a manutenção da aeronave foi feita e coisas do tipo.

Já no micro gerenciamento, são justamente os detalhes e nuances que são trabalhados. O esforço é muito mais operacional do que estratégico. No exemplo anterior, corresponderia a toda a equipe de voo. Aspectos como, verificar se há fone de ouvidos em todos os assentos, se os encostos foram trocados, se a quantidade de comida atende a quantidade de passageiros embarcados e afins.

No que tange a projetos, o PMO faz os dois tipos de gestão.

PMO e o Macro Gerenciamento

Projetos demandam esforços, o que em uma organização significa dinheiro, força de trabalho e recursos.

Na física, duas forças iguais aplicadas em direções opostas têm efeito nulo e na mesma direção efeito dobrado.

Tal analogia, pode ser aplicada aos projetos de uma empresa.

Observe o exemplo a seguir:

Sinergia de projetos - PMO

Se uma força puxa a cadeira para a esquerda e a outra para a direita, a cadeira tende a ficar imóvel.

Quando duas forças agem no mesmo sentido, entretanto contrário ao objetivo planejado, a cadeira seria afastada do local que se deseja colocá-la.

Já duas forças ordenadas na direção correta, se complementariam e atingiriam o objetivo com mais facilidade.

Com projetos, e em se tratando de resultados, é a mesma coisa.

Porém há um agravante. Lembra que esforço em uma empresa basicamente significa dinheiro? Pois é.

No primeiro cenário, a empresa investiria em dois projetos para simplesmente não sair do lugar. O segundo cenário é ainda pior, gastos em dois projetos para se afastar ainda mais de seus objetivos.

Quando cada departamento planeja e executa seus projetos de forma isolada dentro de uma organização, é muito comum ocorrer o cenário 1 e 2.

O PMO, vem justamente para macro gerenciar os projetos. Centralizando as decisões, consolidando resultados e contribuindo para melhores decisões. Um PMO eficiente evita:

  • Projetos desalinhados à estratégia da administração;
  • Duplicidade de projetos;
  • Surgimento de projetos detratores, ou seja, que destroem valor;
  • Projetos irrelevantes, que não criam valores que os justifique.

Lembre-se, recursos são limitados e devem ser bem investidos. É uma questão vital em muitos mercados.

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PMO e o Micro Gerenciamento

As atividades de micro gerenciamento estão relacionadas aos três fundamentos básicos do PMO:

Pirâmide - Fundamentos do PMO

Apoio

O PMO dá apoio as demais áreas da organização. A contribuição do Escritório de Projetos, ocorre de várias formas, como por exemplo:

Conhecimento: O PMO age como agente multiplicador das melhores técnicas de gestão de projetos.

Engajamento: Define responsabilidades e atribuições das pessoas e áreas que precisam participar de um projeto para que ele tenha êxito.

Recursos: Disponibiliza recursos tecnológicos, conhecimento e força de trabalho, necessários a cada projeto.

Comunicação: Centraliza o processo de reporte à alta administração da empresa.

Visibilidade: Consolida o resultado dos projetos.

Treinamentos: Treina colaboradores da organização em assuntos relacionados a gestão de projetos.

Supervisão

Supervisiona toda a cadeia de gestão de projetos.

Tal supervisão ocorre a nível individual de projetos e visa garantir: qualidade, prazo, condições e resultados.

Controle

A execução de projetos, pressupõe controles mínimos. Fica então sob responsabilidade do PMO a execução de auditorias a fim de:

  • Identificar fraudes financeiras;
  • Identificar gastos não autorizados;
  • Garantir a padronização dos projetos;
  • Assegurar a aplicação das melhores práticas.

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EXEMPLOS

  1. O PMO solicitou novas ideias de projetos baseados nos OKRs da desse ano.
  2. Segunda feira teremos uma reunião de atualização com o PMO.
  3. O PMO pediu para criar um KPI. Assim conseguiremos demonstrar as melhorias que o projeto trouxe.