O QUE É STAKEHOLDER?
O termo stakeholder é uma derivação da palavra shareholder (acionista em inglês).
À medida que os estudos sobre Administração e Finanças evoluíram, percebeu-se que a operação e até mesmo a existência de uma organização tinha um impacto muito maior do que se conhecia.
O foco inicialmente eram os acionistas, contudo uma gama de interessados e impactados pelas empresas existia e não podia ser ignorada.
O termo foi cunhado em 1963, no Instituto de Pesquisas da Universidade de Stanford (EUA). Em um documento interno da universidade, um grupo de interessados foi pela primeira vez denominado stakeholders.
Stake informalmente pode ser traduzido por “interesse”. A palavra holder é traduzida por “detentor”. A combinação das palavras fundida em um único termo resulta então no significado “detentor de interesses”.
Na língua portuguesa não temos uma palavra equivalente à stakeholders. Por esse motivo, o termo é escrito em sua forma original inglesa, mesmo que o documento esteja em português.
O mais próximo que encontramos no português é o termo “público alvo”. Todavia, a palavra stakeholders abrange um grupo maior de indivíduos. Explicando melhor: uma ação voltada a um público alvo é aquela que, é planejada considerando os anseios de um determinado grupo (público alvo). Contudo, outros grupos, que não fazem parte do público alvo (outros stakeholders) podem se interessar ou sofrerem impactos dessa ação.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
QUEM SÃO OS STAKEHOLDERS?
Stakeholder é uma definição dinâmica. É necessário determinar inicialmente o objeto de referência, para aí sim identificar quem possui interesses (stakeholders).
Em se tratando de projetos, de forma genérica, podemos definir que os prováveis stakeholders seriam:
- A área requisitante do projeto;
- O escritório de projetos (PMO);
- Os consultores contratados;
- Os funcionários designados;
- O(A) CEO da empresa.
Entretanto se o objeto de interesse for uma empresa, poderíamos presumir que os stakeholders seriam:
- Sócios ou acionistas;
- Colaboradores da empresa;
- Credores;
- Fornecedores;
- Clientes;
- Governo;
- Sociedade.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Em linhas gerais o objeto de interesse define quem são os stakeholders.
No exemplo acima, tratamos das “partes de interesse” de uma empresa genérica. Em uma situação mais específica, por exemplo: uma empresa de capital aberto nos Estados Unidos, poderíamos por exemplo incluir os seguintes stakeholders:
- Auditores externos;
- Comissão Americana de Valores Mobiliários;
- Normatizador Americano de Contabilidade;
- PCAOB;
- Povo americano.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE IDENTIFICAR OS STAKEHOLDERS?
Você pode se perguntar: Os stakeholders existem por si só, qual a utilidade em identificá-los?
Conhecer seus stakeholders é extremamente benéfico na busca pelo sucesso e no gerenciamento de crises.
Uma vez identificados, é possível determinar quais são os seus interesses. Quando se conhece os objetivos das partes envolvidas é muito mais fácil conciliar as expectativas.
Isso ajuda tanto no êxito do empreendimento como no equilíbrio da empresa.
Imagine um presidente de empresa que só se atenha ao lucro a ser gerado aos acionistas. Para isso, ele corta o café dos funcionários, reduz benefícios e eleva a carga horária de trabalho.
O lucro pode até melhorar, mas muito provavelmente ele irá em breve enfrentar uma greve e processos trabalhistas. Todo o ganho do ano anterior será consumido por gastos com advogados, indenizações e perdas de produção.
Uma vez compreendido os interesses de cada grupo de stakeholders, fica mais fácil entender as causas e efeitos, prevenir crises e efeitos adversos.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE