Para muitos, o MBA ainda é visto como o passaporte rumo a tão sonhada promoção. Há de fato, alguma verdade nisso. No entanto, a mera obtenção do certificado, por si só, pode não ser o suficiente.
Cursar um MBA com o propósito exclusivo de tornar um curriculum mais atrativo, é uma visão um tanto quanto restrita. Claro que o título de Master Business in Administration é algo relevante. Entretanto, o título sem a devida absorção do conteúdo lecionado, torna-se algo inócuo.
Alunos (as) que levam o curso de MBA a sério aprendem a aplicar no seu dia a dia, técnicas e conceitos que naturalmente melhoram sua performance no trabalho. É através dessas mudanças e resultados, que de fato, a carreira acaba sendo impulsionada.
Para aproveitar ao máximo os benefícios de um MBA é necessário planejamento e clareza de objetivos profissionais. Afinal de contas, você investirá importantes recursos, em principal, tempo e dinheiro.
Logo, uma decisão bem fundamentada e alinhada às suas perspectivas profissionais são a chave do sucesso.
Preparamos esse material para lhe auxiliar no planejamento dessa importante etapa. Quanto mais informações e conhecimento, melhor será a sua decisão. Abordaremos pontos que entendemos ser relevantes nesse processo, como por exemplo:
- O que é MBA? Como surgiu esse conceito ensino?
- Qual o propósito dos cursos?
- Qual a diferença entre o MBA e a pós-graduação lato sensu.
- Regulamentação desses cursos no Brasil.
- Quem pode cursar e quem pode ministrar um MBA?
- Padrões nacionais e internacionais de qualidade.
- Como escolher o curso e a instituição de ensino?
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O QUE É MBA?
MBA ou Master Business Administration é a nomenclatura internacional que designa as pós-graduações executivas.
Por essência, esses cursos são estruturados para profissionais já graduados, que buscam ampliar seus conhecimentos sobre o mundo dos negócios.
Ao final do curso, o(a) graduando(a) é certificado Master Business in Administration.
A ORIGEM DO MASTER BUSINESS ADMINISTRATION
O modelo educacional Master Business Administration surgiu nos Estados Unidos no início do século 20.
Na época, o país experimentava uma crescente expansão da automação industrial. Novos equipamentos reduziam drasticamente a necessidade de operários na fábricas do país.
Tal evolução nos modos de produção transformaram os modelos de negócios. As regras do jogo começaram a mudar.
Companhias até então dominantes, cujo as forças eram provenientes da expertise do processo de manufatura, ficaram de certa forma vulneráveis. Bastava um concorrente com capital suficiente para adquirir os maquinários certos, e décadas de aprendizagem industrial já não fariam tanta diferença competitiva.
Para manter suas posições, as empresas precisariam desenvolver novas forças competitivas.
É aí que, áreas consideradas secundárias começaram a ganhar protagonismo. Aspectos relacionados à supply chain, finanças e gestão de pessoas passaram a ser cruciais em cenários de crescente competitividade.
Na época, as universidades formavam teóricos. Os (as) alunos (as) aprendiam teorias econômicas e financeiras desenvolvidas em cenários ceteris paribus e pouco testadas em cenários competitivos.
A formação acadêmica precisava se adequar as novas realidades do mercado. Percebendo isso, em 1908, a Escola de Graduação em Administração da Universidade de Harvard (atual Harvard Business School) formata o primeiro curso de MBA do mundo.
Baseado no modelo europeu de Business School, o MBA adota uma abordagem mais prática. A aplicação do conhecimento passa a ser prioridade.
Além de uma nova abordagem de ensino, o MBA adota um novo padrão no corpo docente. Professores de carreira e profissionais de alta performance compartilhavam a tarefa de ministrar os cursos. Dessa forma, os (as) alunos (as) poderiam absorver conhecimento diretamente daqueles (as) que exerciam funções chaves em grandes corporações.
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PADRÃO INTERNACIONAL DE QUALIDADE
A formação executiva, em especial os cursos de MBA, são de interesse de toda uma comunidade.
Elevar o padrão das formações executivas é de interesse particular de uma tríade de stakeholders, cada qual com suas motivações:
- Corporações: São as maiores interessadas, afinal de contas elas são a ponta final desse sistema. Quanto maior a qualidade dos cursos, maior é a oferta de executivos(as) de alto nível.
- Instituições de Ensino: Como principais fornecedoras desse mercado, a busca por excelência é primordial para a reputação e prosperidade dessas organizações.
- Alunos(as): Principais interessados(as) em adquirir conhecimento de elevado padrão.
Estabelecer um padrão internacional de qualidade é fundamental para promover a educação executiva de alto nível em âmbito global.
Grandes corporações precisam de lideranças locais para consolidar suas posições e ganhar novos mercados. Poucas pessoas conseguem estudar em instituições mundialmente conhecidas como Harvard, Oxford ou Cambridge.
Aumentar a oferta de cursos de qualidade é fundamental para suprir a demanda dessas corporações por líderes qualificados.
Surgem então, organizações privadas de interesse público para desenvolver e assegurar a qualidade desses cursos a nível mundial.
Atualmente existem 3 (três) organizações internacionais de destaque:
Dentre elas, a organização mais notável é a AMBA.
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ASSOCIATION OF MBAs - AMBA
A AMBA foi fundada em 1967, no Reino Unido, por aluno britânicos recém-formados em instituições da Ivy League, como Yale, Harvard e Princeton.
Originalmente denominada BGA (Business Graduate Association), a associação surge da percepção de que a educação executiva inglesa estava ficando defasada frente ao modelo americano.
Os fundadores da AMBA entendiam que, a reformulação da educação executiva era condicio sine qua non à manutenção da competitividade do país no cenário internacional.
Para tanto, a BGA promovia a importância da educação executiva e contribuía no aprimoramento das escolas de negócios do Reino Unido.
Através de pesquisas e revisões de cursos, a BGA estabeleceu um padrão de qualidade para a formação executiva. Entrando nos anos 80, quando o MBA se consolida como modelo educacional, a associação muda o seu nome para AMBA – Association of MBAs.
O centro de pesquisas da associação busca identificar tendências globais de negócios e meios de incorporá-las às grades dos cursos de MBA.
A organização promove eventos com membros da comunidade educacional e fomenta debates relacionados aos principais aspectos da educação executiva.
Mediante um rigoroso processo de avaliação, a AMBA credencia instituições de ensino em mais de 75 (setenta e cinco) países.
Os critérios para certificação de um curso pela AMBA são baseados em 10 (dez) princípios:
MBA NO BRASIL
Os cursos de MBA chegaram ao Brasil no início dos anos 70. O modelo de ensino americano foi adaptado às legislações e a cultura brasileira.
No entanto, é somente a partir dos anos 90 que o MBA se populariza no Brasil. Com a abertura econômica do país, houve um fluxo massivo de multinacionais e executivos estrangeiros em solo brasileiro. Tais eventos influenciaram significativamente a cultura e a formação dos executivos brasileiros.
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CARACTERÍSTICAS DO MBA NO BRASIL
No Brasil, o MBA equivale à pós-graduação lato sensu.
O MEC classifica o MBA no grupo dos Cursos Designados. Essa categoria abrange as pós-graduações estruturadas com o propósito de especializar os(as) alunos(as) em áreas especificas.
“Incluem-se na categoria de curso de pós-graduação lato sensu os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes.”
Resolução CNE/CES 1/2001 – Artigo 6º § 1º
Por ser equiparado às pós-graduações lato sensu, o MBA segue a mesma legislação geral aplicável à esses cursos. Assim como essas pós-graduações, a regulamentação geral do MBA é dada pela Resolução CNE/CES 1/2001 do Ministério da Educação.
A Resolução estabelece os requisitos mínimos exigidos para os cursos de MBA no Brasil.
A seguir um breve resumo dos principais pontos:
Paralelo a isso, existem organizações privadas que desenvolvem padrões qualitativos para cursos de MBA. Esses padrões, não necessariamente, estão interligados as regulamentações do MEC.
Embora não tenham validade legal, esses parâmetros servem de referência para o mercado, quanto a qualidade dos cursos ofertados no país. Aqui no Brasil, a ANAMBA é a principal entidade de referência qualitativa de MBAs.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MBA - ANAMBA
Fundada em 2004, a ANAMBA é uma entidade sem fins lucrativos que visa desenvolver o padrão de qualidade dos cursos de MBA no Brasil.
No quadro de associados da organização figuram importantes instituições de ensino brasileiras, como:
A ANAMBA realiza processos de acreditação, a fim de certificar os cursos de MBA que seguem os Padrões de Qualidade ANAMBA.
Na visão institucional da ANAMBA os cursos de MBA devem ser estruturados para formar profissionais que:
- Tenham capacidade para liderar;
- Sejam aptos à aplicar conhecimentos em circunstâncias novas e não familiares, por um entendimento conceitual de disciplinas relevantes; e
- Consigam se adaptar e inovar para lidar com eventos imprevistos e gerenciar ambientes em transformação.
Para um curso ser elegível a avaliação da ANAMBA é necessário que ele exista há pelo menos 3 (três) anos.
A associação emite dois selos de qualidade: MBA Padrão Global e MBA Padrão Brasil. A certificação é concedida de acordo com o padrão de qualidade auferido no processo de revisão.
COMO ESCOLHER UM MBA DE QUALIDADE?
Contratar um curso de MBA é algo que requer pesquisa e prudência. Estamos falando de contratos com prazo médio de 1 (um) a 2 (dois) anos e de investimentos relativamente altos.
Para auxiliar essa decisão, agrupamos dicas e aspectos relevantes a serem considerados na avaliação do curso e da instituição.
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CONVERSE COM QUEM JÁ FEZ
Obter informações e dicas com pessoas que já tiveram essa experiência é um bom ponto de partida. Converse com seus amigos, colegas e familiares. Peça conselhos.
Essas opiniões ajudam a avaliar quais cursos fazem mais sentido para seus planos profissionais. Adicionalmente, você receberá um valioso feedback sobre a percepção dessas pessoas sobre as instituições de ensino nas quais elas estudaram.
Caso seu círculo se limite à pessoas em início de carreira e com menos propensão a terem concluído um MBA, aproveite a oportunidade e alavanque seu network. Aborde seus superiores, relate sua intenção em cursar um MBA e peça orientação. Essa atitude é extremamente bem vista e possibilita:
- Demonstrar para suas lideranças que você é uma pessoa que busca desenvolvimento profissional;
- Estabelecer novas conexões profissionais;
- Estreitar laços com suas lideranças;
- Quem sabe conseguir um apoio financeiro para custear o curso?
Explore seus contatos no LinkedIn. Pode ser uma excelente de forma de estabelecer novas conexões.
VERIFIQUE SE A INSTITUIÇÃO É AUTORIZADA PELO MEC
Essa verificação é fundamental. Só podem ministrar cursos de MBA instituições credenciadas e autorizadas pela MEC.
Lembrando que, o curso propriamente dito não precisa de registro, mas a instituição de ensino sim.
Acredite, essa é uma etapa necessária para que você não contrate cursos fraudulentos. É uma verificação fácil e rápida. Basta acessar o e-MEC e verificar se a instituição está autorizada a oferecer cursos de MBA.
CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE
Busque por referências de qualidade em entidades de fomento à educação executiva. Para cursos ministrados no Brasil, você pode consultar a lista de acreditação da ANAMBA.
A organização revisa cursos e os classifica baseado em critérios alinhados ao padrão internacional de qualidade.
Não necessariamente um curso sem a certificação da ANAMBA é de baixa qualidade. Porém, aqueles acreditados pela Associação seguramente passaram por um processo rigoroso de avaliação de qualidade, o que confere mais credibilidade.
São 2 (dois) os selos emitidos Associação:
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PRESTÍGIO ACADÊMICO
Existem 2 (dois) fatores que conferem valor ao MBA:
- A qualidade do curso; e
- O prestígio acadêmico da instituição de ensino.
Como visto no tópico anterior, a ANAMBA dispõe de uma relação de cursos acreditados. É uma forma de você escolher um curso que agregará efetivamente à sua formação profissional.
Contudo, é notório que um bom curriculum abre as portas do mercado. Dessa forma, estudar em uma instituição de prestígio eleva de certa forma a sua reputação profissional.
Portanto, além de avaliar a qualidade do curso é importante você avaliar a reputação da instituição de ensino.
Essa referência lhe ajudará também a avaliar o valor do investimento requerido em um curso de MBA. Será que não vale a pena pagar um pouco mais por um curso em uma organização de prestígio?
Existem alguns rankings mundiais de instituições de ensino. As instituições são avaliadas por entidades independentes e são classificadas de acordo com sua relevância no mercado.
Com relação a MBA, o ranking mais conhecido é o da EdUniversal, uma organização francesa especializada em Business School. Ela avalia cerca de 1.000 (mil) instituições em todo o mundo.
As instituições são classificadas através do número de palmas recebidas. Veja a tabela de classificação a seguir:
O atual ranking da EdUniversal avalia cerca de 20 (vinte) instituições brasileiras de ensino. Confira o prestígio da instituição que você pretende estudar.
REPUTAÇÃO COMERCIAL
Por último, e não menos importante: analise a reputação comercial da instituição de ensino.
Não esqueça que, no final das contas, o que você está contratando é um serviço como outro qualquer.
Atualmente existem diversas fontes confiáveis para fazer esse tipo de averiguação. Uma fonte simples e rápida é o site ReclameAqui.
Dificilmente você encontrará uma instituição sem nenhuma reclamação. Grandes instituições de ensino têm muitos alunos, logo é normal que alguns deles tenham algum tipo de problema. O que você precisa avaliar é o grau desses problemas e como a instituição se portou.
Separe um tempo para ler as reclamações e eventuais respostas da instituição de ensino.
Se você se deparar com histórias absurdas ou descaso na resolução dos problemas reportados, evite essas instituições.
AS ARMADILHAS DO MERCADO
E como em qualquer segmento, o ramo do ensino também têm maus prestadores de serviço e até mesmo golpistas agindo por aí.
Portanto, tenha muita atenção à preços baixos, condições muito atrativas ou que destoem dos demais concorrentes.
A seguir falaremos dos dois problemas mais comuns no mercado de MBA.
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MBA SÓ NO NOME
É relativamente comum a oferta de cursos de MBA, que não atendem as exigências estabelecidas pelo MEC.
O termo MBA tem um apelo comercial muito forte. Muitas instituições e até mesmo falsas instituições utilizam-no com o propósito de vender cursos que em nada se assemelham ao MBA.
“O termo tem sido usado de forma descontrolada, até em cursos que nada têm a ver com administração de negócios”.
Sílvio Laban, diretor executivo da ANAMBA - 2016
Infelizmente isso ainda acontece. Por isso, enfatizamos tanto a questão da pesquisa com relação ao fornecedor do curso.
Ao adotá-las, dificilmente você será enganado(a).
MBA ONLINE
Existem diversos anúncios ofertando cursos de MBA integralmente no modelo EAD (Ensino a Distância). Apesar da notícia parecer animadora, infelizmente ela não é.
Existem etapas do curso de MBA que são obrigatoriamente presenciais.
Tenha muito cuidado com isso, principalmente se a instituição de ensino for de outro Estado.
Provavelmente trata-se de um anúncio enganoso. As duas possibilidades mais factíveis são:
- O curso não é um MBA; ou
- Em letras miúdas ou asteriscos você vai descobrir que o MBA não é totalmente online.
MBA EXECUTIVO - MBAE
O MBA Executivo (MBAE) é aquele desenvolvido exclusivamente para profissionais com carreiras mais consolidadas.
Para ingressar em um MBAE os(as) candidatos(as) devem comprovar experiência profissional relevante no mundo corporativo, empresarial, funcionalismos público ou terceiro setor. É fundamental que o(a) candidato(a) tenha experiência de gerenciamento em ao menos uma das seguintes especialidades:
- Pessoas
- Orçamentos
- Clientes
- Escritório de Projetos
- Processos
"Candidatos ao MBAE geralmente têm mais de 8 anos de experiência gerencial e mais de 12-15 anos de experiência profissional, com resultados que atestam a sua senioridade..."
Diretrizes de MBA Executivos da AMBA - Association of MBAs
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Por tratar-se de alunos(as) mais experientes, a grade curricular do MBAE tem uma abordagem mais holística do que a de um MBA. O propósito do curso é desenvolver os (as) alunos em aspectos relacionados a estratégias e o desenvolvimento de soft skills (liderança, comunicação, gerenciamento de tempo e negociações)
É comum no Brasil que grandes corporações como por exemplo Bradesco, Santander e Vale estruturem cursos específicos para seus quadros executivos. Essas organizações contratam instituições de ensino de renome para preparar e ministrar o curso de MBAE com requisitos direcionados pela organização patrocinadora.